O que levar em conta na hora de contratar um seguro?
Blog | NotíciasTodos nós já escutamos falar sobre seguros, dos mais diversos tipos, seja para saúde, automóveis, residencial, viagem, desemprego, vida, entre outros. Em meio a tantas categorias e opções, muitas vezes pode ser difícil saber qual(is) escolher e como escolher a seguradora e os planos.
Mas, antes de entender o que se deve analisar antes da contratação de um seguro, vamos entender o que é um seguro.
1 - O que é um Seguro?
Com certeza você deve ter coisas valiosas que queira proteger de alguma forma, não é mesmo? Podendo ser material, ou não.
Quando se fala em contratar um seguro, há a procura por amenizar riscos, evitar prejuízos e danos, garantir tranquilidade e segurança àqueles que o buscam. O seguro é um tipo de contrato em que a seguradora (contratada) se compromete a indenizar o segurado (contratante) com base nos prejuízos previstos no acordo, a partir do recebimento do pagamento dessa segunda parte.
2 - O que levar em consideração para contratar
Agora que você já sabe o que é um seguro, caso tenha interesse em adquirir um, vamos trazer alguns pontos importantes para serem levados em conta antes de contratá-lo.
3 - Realize uma pesquisa
Para contratar qualquer serviço ou realizar compras sempre procuramos a melhor opção para o que queremos, no seguro não seria diferente. Realizar uma boa pesquisa de mercado para entender quais as seguradoras com mais notoriedade e que lhe passam mais confiança é essencial.
Durante a pesquisa, faça uma lista com as melhores opções para poder analisar a fundo depois.
Fora isso, é bem importante verificar se o(a) corretor(a) que vai lhe atender é habilitado(a) pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.
4 - Analise suas necessidades
Independente do seguro que esteja pretendendo contratar tenha em mente suas necessidades e o que você acha necessário para garantir que será um bom investimento. Nem sempre o menor valor vai ser suficiente para você, sempre deixe claro o que você procura e forneça informações corretas.
Avalie as coberturas
Cada seguro possui formas de cobertura disponíveis, e geralmente a cobertura define o seu valor e o nível de proteção oferecido. Quando for realizar a comparação da lista que você fez das melhores opções, preste muita atenção na cobertura que a seguradora vai oferecer, avalie bem os planos e pacotes disponíveis.
Preste atenção aos limites
Os seguros colocam alguns limites previstos em contrato, nesse sentidos existem dois tipos de cláusula limite:
Limite máximo de garantia: é o valor máximo de responsabilidade assumida pela Seguradora em cada apólice, por evento ou série de eventos.
Limite máximo de indenização: no caso de contratação de várias coberturas numa mesma apólice, é comum o contrato estabelecer, para cada uma delas, um distinto limite máximo de responsabilidade por parte da seguradora. Sempre respeitando o limite máximo da garantia.
Ou seja, sempre confira se essas cláusulas estão de acordo com suas necessidades e realidade.
Com essas dicas você consegue avaliar melhor suas possibilidades e é muito importante prestar atenção em todos os detalhes ao contratar um seguro, busque sempre as informações necessárias, converse com profissionais e com a seguradora para tirar suas dúvidas.
Comentários