Combate ao câncer de próstata
Blog | NotíciasEstamos no mês de combate ao câncer de próstata e a campanha de Novembro Azul aparece em vários meios das mais diversas formas. A melhor forma de combater uma doença é por meio da informação e de sua prevenção.
Mas antes, você sabia que esse câncer é o segundo mais comum entre os homens do nosso país? E, por inicialmente não apresentar sintomas, a prevenção se faz extremamente necessária já que quando há a aparição deles 95% dos tumores já estão em fase avançada.
Vamos entender melhor o que é a próstata, seus sintomas e como realizar a prevenção.
1 - O que é Próstata?
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino com a função de produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, localizada à frente do reto e embaixo da bexiga urinária. Só o sexo masculino possui essa glândula.
2 - Sintomas do câncer de próstata
Fase inicial:
Na maioria das vezes assintomático, mas, se apresentam, assemelham-se aos do crescimento benigno da próstata, ou seja, dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Fase avançada:
-
Dor óssea;
-
Sintomas urinários (dores/dificuldade ao urinar, aumento da frequência, diminuição do jato, presença de sangue);
-
Infecção generalizada;
-
Insuficiência renal.
3 - Prevenção
A melhor forma de ter bons resultados no tratamento desse câncer é buscar diagnóstico precoce. Então, caso tenha 45 anos e apresente fatores de risco, ou tenha mais de 50 anos independente da presença de fatores, consulte um urologista.
Existem dois exames que devem ser conversados nesses casos:
Exame de toque retal:
É o mais indicado para identificar alterações que podem ser sinal do câncer de próstata.
Exame rápido - utilizando luva e lubrificante, o médico insere um dedo no ânus, e analisa a região por cerca de 10 segundos, assim há a avaliação do formato, tamanho e textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno.
PSA:
Para esse exame é coletada uma amostra de sangue venoso e com ela será realizada a medição da quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA).
Agora que você já possui maior entendimento sobre essa doença e a importância de uma detecção precoce, não esqueça de conscientizar seus familiares e amigos acerca disso, ajude a cuidar do próximo!
Comentários